Portal Monte Alegre News

portalmontealegrenews.com.br
SECRETARIA DE CULTURA DE ALENQUER SE PREPARA PARA A REALIZAÇÃO DO XXII RAID ALENQUER – CURUÁ

A Prefeitura de Alenquer, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Realizará no dia 13 de novembro, o maior evento esportivo de trilha da região, o Raid Alenquer – Curuá.
A programação do RAID inicia no dia primeiro de novembro, começando pelas divulgações de datas, shows artísticos, locais até o dia do evento, quando serão recebidos os participantes da região Oeste do Pará e das diversas regiões brasileiras.
Neste ano de 2021, o evento comemora sua 22º edição, com a proposta de realizar a Festa dos Visitantes na Praça João Tito Alves, Nos dias 11 e 12 de novembro, com exposição de veículos e apresentação de bandas musicais. Propõe-se realizar a saída sistematizada dos participantes nos perímetros do KM 0 na PA-427, onde percorrerá as principais ruas da cidade e depois seguirá em direção ao município vizinho, Curuá.

Foto: Divulgação

Sobre o evento Raid Alenquer – Curuá

O RAID Alenquer – Curuá surgiu em 1999, promovido pela TV Montes Claros de Alenquer, em parceria com funcionários e colaboradores da época. O evento consistia, inicialmente, em um passeio motociclístico, aproveitando a baixa das águas do Rio Amazonas para percorrer os campos de várzea que unem as duas cidades. O toque de aventura fica por conta das áreas de argila úmida de alguns lagos que secam e que impõe severas dificuldades à passagem de qualquer veículo.

Foto: Divulgação
A partir de 2002, com a introdução do primeiro jipe (que não chegou ao final), carros traçados também começam a participar. Todos os anos, dezenas de veículos ficam no caminho, sendo necessário o apoio de tratores para removê-los dos atoleiros naturais.
A trilha do RAID, que liga as cidades de Alenquer e Curuá pelos campos de várzea sempre foi usada no período do verão amazônico, como a ligação mais curta entre o centro urbano de Alenquer e a antiga vila de Curuá, hoje município.
Mesmo com a enorme quantidade de veículos, o impacto ambiental é mínimo, pois além da trilha ser usada diariamente, o ecossistema de várzea tem como principal característica a auto recomposição a cada cheia, e por isso a cada edição do RAID a trilha é completamente diferente, bem como a posição dos atoleiros. O evento é realizado sempre no segundo fim de semana de novembro, pois geralmente é o período em que o nível das águas do amazonas está mais baixo e chuvas de “inverno” ainda não começaram. Se chover nos dias que antecedem o RAID, o percurso fica simplesmente sensacional.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.